segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Falando um pouco da mídia…

A cada dia que passa tenho uma sensação maior de mal estar com nossa mídia. Ou melhor, com nossa grande mídia, aquelas 11 famílias que tem o monopólio midiático no Brasil e a todo tempo falam em liberdade de expressão.

Gostaria de comentar aqui duas situações no mínimo curiosas. Estava eu navegando no site G1 da família Marinho, quando vejo a seguinte notícia: Serra dará aumento de 25% para bons professores” e a foto do governador estampada no site. Detalhe, era aniversário do Presidente Lula. O mesmo que os jornais da Globo às vezes esquecem de chamar de presidente. Nem uma menção ao aniversário do Presidente. Nada.

O outro caso foi com a Folha de S. Paulo o jornal da família Frias. A Capa do dia 28/10 trazia a seguinte foto e a legenda: Golfe ou Pólo aquático, fazendo referência a um campo de golfe que alagou na Grande São Paulo. O Detalhe é que na mesma região, cerca de 50 casas foram alagadas, pelo mesmo motivo, o transbordamento da represa. Por que será que foi mais interessante mostrar o campo de golfe do que os moradores e suas casas simples devastadas pelas águas da represa?

Peço a todos que prestem muita atenção aos sinais. A I Conferência Nacional de Comunicação está chegando, um marco em nossa democracia. E alguém viu isso na nossa grande mídia, que se diz livre? A cada dia que passa falam mais em liberdade de expressão, tentando deslegitimar um futuro controle social da mídia. “Nossa” grande mídia é tão poderosa que mais uma vez querem alterar o regulamento do campeonato brasileiro, mas isso será assunto de um outro post.

Um comentário:

  1. Pensando além, a respeto da situação dos professores, o que é um bom professor para o governo Serra?. O simples fato de tentar taxar a classe deve ser entendido como uma tentativa de desunir, desmantelar a organização do professorado paulista. Além do mais, a lei é inconstitucional e passível de recurso por parte do sindicato da categoria, pois faz diferenciação da classe e não estabelece alcançe da lei a toda classe!!, Pera aí!! lei que talvez, quem sabe, possivelmente atenda somente 20% da categoria!! Enquanto a calsse do professorado não se concientizar de que não existe imparcialidade política, a situação piorará com certeza.

    ResponderExcluir