quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Lévi-Strauss

Morreu aos 100 anos o antropólogo Claude Lévi-Strauss. Lévi-Strauss foi responsável pela consolidação da Antropologia Estrutural nas Ciências Sociais. O principal objetivo de Lévi-Strauss era a reconstrução das Ciências Sociais, com base em uma cientificidade maior, para tal utilizou-se de um arcabouço teórico da lingüística, disciplina que para o autor era a mais científica de todas das ciências humanas. Lévi-Strauss defendia que as estruturas são encontradas nas suas regularidades.
Sua relação com a História sempre foi muito complicada. Apesar da pretensão de uma maior cientificidade as Ciências Sociais, Lévi-Strauss não via na história nada de científico. Muito pelo contrário, para ele a história não é formalizada, é formada por acontecimentos aleatórios e por isso é caótica. Porém, o que Lévi-Strauss esqueceu é que as estruturas também são objetos da História e por isso a História seria importante na compreensão da realidade social e teria sua contribuição às outras Ciências Sociais.


Lévi-Strauss foi um dos professores da missão francesa que permaneceu no Brasil durante os primeiros anos da Universidade de São Paulo. Ao longo de suas pesquisas no Brasil Lévi-Strauss descobriu nesse “novo mundo” um lugar deslumbrante para se conhecer e se pesquisar. Escreveu Tristes Trópicos um livro sobre suas memórias em relação a sua passagem pelo Brasi