domingo, 17 de maio de 2009

Cristovam Buarque e a sua bandeira...





Conforme anunciado aqui em nosso blog ocorreu nesse dia 15/05 (sexta-feira) a abertura do I Fórum Educacionista de Ourinhos. O evento contou com a presença do Profº Dr. e Senador Cristovam Buarque que proferiu sua palestra um auditório de mais de 600 pessoas.

Por que educacionismo? Essa era a pergunta que o professor tentou responder. Como já foi dito no Blog o educacionismo propõe uma revolução pela educação. Seu lema o filho do trabalhador na mesma escola do filho do patrão! O professor, incomodado com a falta de novas utopias, acredita que o educacionismo é a saída para os problemas da humanidade.

A tarefa é árdua, 200 mil escolas em todo país, mais de 2,5 milhões de professores. A proposta do Senador e a federalização da educação, criando uma carreira federal do magistério, na qual o professore fosse bem remunerado em todo país. A idéia do professor é estender a todas as escolas do país o modelo do Colégio Pedro II, onde um professor ganha em média 4 mil reais.

É óbvio que isso não se faz da noite para o dia. 20 anos, essa é proposta, 10 mil escolas por ano, passariam por essa revolução! 100 mil professores contratados por ano.
Isso é plenamente possível, e factível de acordo com o orçamento da União.

Porém, o desafio é grande, em um país onde somente 1/3 dos jovens conclui o Ensino Médio, existem 14 milhões de analfabetos, onde as pessoas não valorizam a figura do professor e nem do bom aluno. A tarefa tem de ser de persuasão, convencer as pessoas que somente a educação diminuirá nossa desigualdade.

Fica lançado o desafio... quem quiser abraçar a causa seja bem vindo ao educacionismo!