segunda-feira, 20 de abril de 2009

Carlos Guilherme Mota no Roda Viva

O Programa Roda Viva entrevistou o historiador Carlos Guilherme Mota. Diversos assuntos foram discutidos ao longo do programa, como não poderia deixar de faltar, o historiador teceu algumas palavras sobre nossa educação.
Mota assinalou que o grande problema de nossa escola está na má formação do professorado atrelada a uma má remuneração e falta de estrutura nas escolas. Para o historiador, nossas escolas públicas estão empobrecidas e deveria haver um investimento maciço na educação. O historiador criticou a gestão Paulo Renato no MEC, que foi tímida nas reformas.
O historiador ainda fez alguns comentários sobre materiais didáticos, afirmando que existem bons materiais de história. E concluiu dizendo que o professor de história deve ser heterodoxo, aberto e progressista.

Sabias palavras de nosso historiador cabe a nós ouvi-las ou não!
O programa vai ao ar na íntegra hoje 22h10 na TV Cultura.

Com Paulo Renato Educação em SP continuará sem rumo, ao contrário da estratégia partidária de Serra.

Quando a gente menos espera a vida nos proporciona surpresas, o que dizer da nomeação de Paulo Renato para a Secretaria da Educação de SP. O ministro de FHC que durante sua gestão abandonou as universidades federais, não se preocupou com os analfabetos e com a qualidade do ensino. Criando simplesmente mecanismos avaliativos voltados para responder as demandas externas. Vale a pena ler o texto de Paulo Henrique Amorim em seu portal.
O ex-ministro assumirá uma pasta que tem um legado de 15 anos de governo PSDB e o vertiginoso sucateamento da educação em todo estado. Quais serão as idéias de Paulo –Renato para tirar a educação de SP da lama? Acabrá com a progressão continuada? Respeitará a Lei federal que garante que um terço da carga horária dos professores seja fora da sala de aula? Abrirá concursos públicos para colocar efetivamente na rede os cerca de 100 mil professores que faltam?
Infelizmente não acredito nisso, o próprio Paulo Renato já declarou, continuaremos o trabalho, ou seja, O mais do mesmo. O que veremos nessa nova gestão será um progressivo ataque ao governo federal como já o fez criticando o Enem como possível substituto do vestibular. Mas é claro a educação em SP está uma maravilha melhorou 70% dá até para crítica os outros.
Ficarei de olho no trabalho de Paulo Renato! Espero que ele trabalhe.