quinta-feira, 23 de abril de 2009

Mudanças no Vestibular da Fuvest

O vestibular mais concorrido do Brasil concretizou suas expectativas de modificações. A FUVEST anunciou na semana passada as modificações para o seu vestibular. A notícia já causa furor entre os vestibulandos e seus respectivos professores.

A principal mudança será a ênfase em uma formação geral mais sólida. Ou seja, agora o candidato terá que fazer provas dissertativas de todos os conteúdos na segunda fase. É importante ressaltar que os pontos obtidos na primeira fase não serão contabilizados na nota final.

Sem a contagem da primeira fase na nota final, a disputa fica mais justa, pois todos os candidatos poderão demonstrar seu conhecimento de forma mais efetiva nas provas dissertativas. As mudanças também são positivas para percebermos como há uma inquietação com o atual modelo do vestibular.

Algo que seria interessante e, que já começa a ser discutido, é a unificação dos vestibulares estaduais (USP, Unesp e Unicamp). Parece que a unificação é o futuro, vide as medidas do MEC para unificar os vestibulares das federais. O que se espera é que se unifiquem também os esforços para que os alunos de escola pública tenham acesso à universidade pública.